Tutorial como criar telas de boot no Windows com programa booteditor

Aprenda a criar e modificar telas de boot (boot screen) para Windows xp com programa booteditor

O BootEditor é um programa gratuito usado para editar a tela de abertura do Windows XP. O Boot Editor não vem com instalador, então você terá de instalá-lo manualmente, escolha uma pasta de sua preferência.

Após descompacta-lo, copie os arquivos com extensão ocx e dll para o diretório c:\windows\system32 e rode o comando regsvr32 AxImage.ocx, crie um atalho para o booteditor na área de trabalho.
Antes de brincar, faça um backup do arquivo C:\windows\system32\ntoskrnl.exe. Se algo der errado, basta você copiar este arquivo de volta para o seu local original.

1) Execute o programa clicando em BootEditor.exe.
2)Vá em File new bootscreen (Ctrl + N), na próxima coloque o nome para sua tela de boot, pronto o programa vai carregar as imagens padrão do Windows. Clique na imagem abaixo para visualizar a tela principal do booteditor.

Clique na imagem para ampliar

booteditor01 Tutorial como criar telas de boot no Windows com programa booteditor

3)Clique em Load image para trocar a imagem da tela principal, escolha uma imagem do arquivo ( a imagem padrão é de 640×480 e 16 cores), mas o programa aceita imagens em vários formatos, tamanho e qualidade de cor diferentes. Lembra  dos Dll e OCX, na pasta system32, é para esse objetivo. Se sua imagem for diferente no tamanho e qualidade de cor, o booteditor vai  perguntar se deseja corrigir isso. Responda que sim.

booteditor021 Tutorial como criar telas de boot no Windows com programa booteditor

booteditor03

O interessante é montar uma imagem nalgum editor de imagens como o photoshop, e salvar no tamanho de 640×480. Pronto a tela principal mudará para imagem escolhida.

4)Mude para próxima imagem a ser modificada, (progress bar) como mostra a figura abaixo, #8 versão Pro  #9 versão Home do Windows,  o tamanho da barra de progresso é de 22 x9 pixels e tem o formato de três quadradinhos, o recomendável é apenas mudar as cores dessa barrinha. Para mover a barra na vertical marque a opção Move pr. bar, para animar a barra clique em anim na barra de status. Só funciona na tela main #1. Para mover a barrinha na tela clique e arraste abaixo ou acima.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

booteditor04

booteditor05

Dependendo das cores pode  aparecer um erro na segunda cor é só clicar nela na paleta direita que corrigirá automaticamente.

5)Para completar é só clicar em Make para fazer sua bootscreen personalizada. É só dar ok que que o arquivo com extensão bootscreen será salvo na pasta do programa. Para facilitar crie uma pasta com nome bootscren para salvar suas telas de boot.

booteditor06

Para usar a tela de boot criada tem dois modo para se fazer uma é com o próprio booteditor. Abra o programa selecione uma tela de boot e então clique em test. Reinicie o micro para ver se funcionou.

Uma outra maneira de se fazer é usando um outro programa o logonuibootrandomizer, que além de telas de boot permite também trocar telas de logon. qualquer hora postarei um tutorial sobre ele.

Clicando no menu bitmap show images efects dialog CTRL+F você terá algumas opções para dar alguns efeitos na sua imagem. Com o tempo pega a prática.

Download do boot editor e logonuibootrandomizer

booteditor
Logonuibootrandomizer
bootscreen perereca edition

Atenção para o programa funcionar precisa dos arquivos comctl32.ocx e msvbvm60.dll se você não os tem instalados encontre as bibliotecas comctl32 e msvbm60 aqui.Baixe os arquivos coloque-os na pasta  Windows/system32.

Quem viu este artigo, viu estes outros:

links patrocinados

Sobre o autor

Escreveu 673 Postagens nesse blog.

Escreva um comentário

Gravatars São pequenas imagens que pode mostrar sua personalidade. Você pode obter a sua em gravatar é Grátis!

*

Copyright © 2016 7 Temas - tudo para customizar seu desktop. Todos os direitos reservados.
 Termos de uso  Política de privacidade
powered by WordPress. Developed by Deluxe Themes